Site name

Crescendo juntos em família

LEITURA E ESTUDO DA BÍBLIA
A PRIMEIRA DISCIPLINA QUE TODA FAMÍLIA NOTA 10 PRECISA PARA CRESCER.

Em uma família nota 10 todos crescem juntos. Não há como deixar ninguém para trás quando se trata de família. Papai e mamãe, vocês gostariam de ver seu filho mais velho rompendo e o mais novo ficando para trás, ou vice-versa? Todos os membros da família são especiais para nós e super preciosos para Deus.

Para ser um cristão, não é necessário adquirir certas habilidades ou disciplinas como faz o mergulhador ou o jogador de futebol. É um modo de vida, um relacionamento vital com o Deus do Universo, um relacionamento que tem início quando uma pessoa se torna nova criatura e recebe pela fé a Jesus Cristo como Seu Senhor. Porém, da mesma forma que os atletas olímpicos são chamados a treinar, assim também os cristãos são chamados a fazer sacrifícios e aceitar certas disciplinas com o propósito de dar “o máximo para o Senhor Supremo”.

Deus se agrada em usar as Escrituras para penetrar em nosso coração e despertar a nossa fé. De fato, a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Hebreus 4.12,13 diz: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.

Diante da morte, Paulo escreveu sua última carta ao seu querido amigo e discípulo Timóteo. A preocupação de Paulo era insistir com Timóteo sobre um estudo diligente das Escrituras: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” - 2 Timóteo 3.14,15. Paulo está exortando o jovem Timóteo a permanecer nas Escrituras porque era por meio dela que o seu crescimento espiritual iria acontecer. Por meio do estudo constante da Bíblia nós crescemos na fé e nos capacitamos para viver a vida cristã.

Exortar é: Motivar alguém a seguir Jesus da maneira correta. Assim, dependendo da situação, exortar implica ensinar, aconselhar, consolar ou até repreender.

Paulo disse a Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” - 2 Timóteo 3.16.

Por que crescemos quando lemos a Bíblia?

A fonte das Escrituras é Deus. Paulo, ao falar que as Escrituras foram “inspiradas”, refere-se ao fato não somente de como Deus supervisionou os escritores da Bíblia, mas também que Ele é a fonte de seu conteúdo. A palavra traduzida por “inspirada” é o termo grego theopnestus, que significa literalmente “soprado por Deus”. Quando Paulo escreveu que as Escrituras foram sopradas por Deus, ele traz no termo a ideia de expirariio e não de inspirariio, isto é, a Bíblia foi soprada por Deus. Ela é a Sua Palavra e está carregada com sua autoridade.

A primeira coisa valiosa na Bíblia é que ela ensina a sã doutrina. Embora vivamos num tempo em que a doutrina sã é difamada, a Bíblia a valoriza muito. Muitas partes do Novo Testamento se referem à sã doutrina. O ensino ministrado nas igrejas foi dado para a edificação das pessoas. Paulo disse: “E ele deu uns como apóstolos e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” - Efésios 4.11,12.

Atenção papai e mamãe!

Não transfira o ensino da Bíblia e suas doutrinas para outras pessoas. Deus deu a vocês o privilégio de serem os pais terrenos de seus filhos. Leiam, você mesmos, a Bíblia, e incentivem seus filhos a também serem leitores diários deste livro tão precioso. Nosso desejo como igreja é que possamos todos crescer juntos e nos tornamos famílias que agradam a Deus, ou seja, famílias nota 10. 

Pr. Bruno Ferreira